sexta-feira, 1 de março de 2013

Estudantes alertam para educação fiscal

Estudantes alertam para educação fiscal

Por meio de estudos teóricos, alunos da EEB Guilherme Missen buscam compreender o que são os tributos e para que servem

Com o objetivo de despertar o interesse, por meio de campanha educativa, a Escola de Educação Básica Guilherme Missen desenvolveu o projeto \"Formação da consciência fiscal\". A idéia partiu de um curso à distância desenvolvido pela Esaf (Escola deAdministração Fazendária) e destinada aos professores Jacir Brun (matemática),Acênia Brustolin e Loiri Maria Casagranda Schmitt (língua portuguesa e literatura) e Marines Pigatto (estudos regionais).    
Por meio deste projeto pedagógico, alunos da terceira série do Ensino Médio buscaram, através de estudos teóricos, compreender o que são os tributos e qual sua função para, posteriormente, por meio de campanha educativa, motivar a comunidade escolar a exigir documentos fiscais em suas compras.   
Entre as etapas de conhecimentos para desenvolver o trabalho, os estudantes tiveram de entender o que são e de que forma os tributos retornam para a sociedade; conhecer a classificação destes; conhecer a classificação dos impostos; pesquisar acerca dos impostos pagos pela família; pesquisar se a população exige cupom fiscal em suas
compras; conhecer a alíquota de ICMS de produtos consumidos pelas famílias; analisar os resultados e apresentá-los à comunidade. 

CONSIDERAÇÕES

De acordo com os profissionais coordenadores do trabalho, com a implantação deste projeto busca-se conscientizar alunos e familiares da importância de se exigir sempre o cupom fiscal, não importando o valor da compra, contribuindo assim com a diminuição da evasão fiscal e com o aumento da arrecadação, a qual será revertida em
beneficio da própria comunidade.    
Conforme eles, a turma esteve, nessa semana, em fase de conclusão do trabalho, quando foram apresentados os resultados à comunidade escolar. No entanto, a avaliação terá como base todo o processo ensino-aprendizagem. 
Na oportunidade, os professores agradecem o apoio da Gered (Gerência de Educação) de SMOeste, do profissional Carmo Ternus, da direção da escola e da Secretaria de Estado da Fazenda. 
Para a aluna do 3º ano Shaiane Schafer, com a pesquisa pode-se perceber que a maioria da população não exige cupom fiscal na hora das compras e não sabem os impostos que pagam. \"Esse trabalho vai ajudar na conscientização das pessoas. É importante exigir o cupom fiscal, porque se ocorrer algum problema com a mercadoria comprada, com o cupom há mais facilidade para o consumidor reivindicar seus direitos\", explica. Conforme a estudante, outro fato que não é de conhecimento da comunidade é que os valores destinados aos impostos retornam por meio da coleta de lixo, da iluminação pública, de recursos para os bombeiros e policiais. Shaiane acrescenta que os alunos pesquisaram ainda qual a porcentagem que é cobrada em cada produto. Ela cita que na bebida e no cigarro quase 90% são de impostos. \"No momento que apresentamos os resultados, percebemos o interesse e a curiosidade dos demaisalunos\", salienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário